Revista Pandora Brasil Nº 13 Dezembro de 2009
ISSN 2175-3318
“ARISTÓTELES”
Apresentação
Aristóteles é o tema deste número 13 da Revista Pandora Brasil.
O núcleo básico de autores foi a turma da disciplina História da Filosofia Antiga, do Curso de Filosofia do Mackenzie: Antonio, Bianca, Cintia, Fabio, Nereide, Renata, Rodrigo, Wagner e o aluno Daniel, Bolsista do PIBIC e monitor da disciplina História da Filosofia Antiga. Também este número teve a colaboração, com dois artigos, da Profa. Dra. Cecilia Cavaleiro de Macedo.
Aristóteles nasceu em Estagira, na Macedônia, em 384 d.C. e morreu em 322 d.C.. Foi discípulo de Platão, residiu em Atenas e em Lesbos. Foi tutor de Alexandre o Grande. De regresso em Atenas em 335, fundou o Liceu onde ensinou durante doze anos.
Aristóteles foi de uma inteligência enciclopédica. Para ele a filosofia era a totalidade ordenada do saber humano.
O pensamento de Aristóteles teve uma importância considerável sobre Ia formação do pensamento árabe islâmico e no desenvolvimento da Escolástica e do tomismo, e conseqüentemente, sobre todo o pensamento ocidental.
E para motivar a leitura e o interesse, deixo este pequeno texto de autoria aristotélica e outro sobre Aristóteles escrito no período medieval:
«No entanto, claro está que, entre os artesãos, o filósofo é o único cujas leis são estáveis, e as atividades retas e belas. Só ele, efetivamente, vive com os olhos voltados para a natureza e para o divino e, a exemplo de um bom timoneiro que se orienta pelas estrelas, é só depois de arrimar os princípios de sua vida nas realidades eternas e fixas que ele se lança e vive por si mesmo». (Aristóteles)
«Quando Platão desapareceu deste mundo parecia que o sol havia caído do céu; todos irromperam em lamentos de que se havia apagado a luz do mundo. Mas, quando seu discípulo Aristóteles subiu à cátedra do maestro, brilhou como uma estrela matutina, iluminou a terra...» (Juan de Salisbury, 1110-1180 d.C.)
Um abraço e boa leitura
Dr. Jorge Luis Gutiérrez
|