Aristóteles nasceu em Estagira, na Macedônia, em 384 d.C. e morreu em 322 d.C.. Foi discípulo de Platão, residiu em Atenas e em Lesbos. Foi tutor de Alexandre o Grande. De regresso em Atenas em 335, fundou o Liceu onde ensinou durante doze anos. Quando morreu Alexandre (323), querendo evitar uma condenação por impiedade no Areópago, tornou à Chalcis onde morreu um ano depois.
Aristóteles foi de uma inteligência enciclopédica. Para ele a filosofia era a totalidade ordenada do saber humano. Sua teoria sobre o silogismo e sua análise das diferentes partes e formas do discurso faz dele o pai da lógica; reunidos sob o título de Organon, seus escritos lógicos são o primeiro corpus deste tipo. Aristóteles foi igualmente naturalista: a “Física” é o estudo os seres naturais em seu devir (Física ,Do céu; Da geração e Ia corrupção; História dos animais; As Partes dos animais; Da geração dos animais; Da alma). Suas observações e experiências sobre as espécies animais mais variados permitiram-lhe esboçar uma classificação e descrever seus hábitos. Aristóteles distingue entre “a matéria” (ser em potência) e “a forma” (Enteléquia, ser em ato), que contradizendo as idéias platônicas, são um principio imanente à organização da matéria.
A concepção aristotélica de Natureza é finalista: cada ser é organizado e tende para sua perfeição (forma); e há uma ordem hierárquica das espécies animais até o homem, que é dotado de razão. A Metafísica (ou filosofia primeira) é o estudo do ser em sua imutabilidade. O movimento e a mudança (Física) levam à Aristóteles à afirmar a existência de um primeiro motor, imóvel, ato e pensamento puro (Deus).
A obra de Aristóteles comporta igualmente tratados de moral (Ética à Nicômaco; Ética Eudémia) e de política (Política, Constituição de Atenas) e um estudo sobre Ia criação e os tipos literários (A Poética, a Retórica). O pensamento de Aristóteles teve uma importância considerável sobre Ia formação do pensamento árabe islâmico e no desenvolvimento da Escolástica e do tomismo, e conseqüentemente, sobre todo o pensamento ocidental.
Fonte: Dictionnaire universel dês noms propres