Miguel de Unamuno é o tema da Revista Pandora Brasil Nº 14.
Os escritores desde número foram os alunos da disciplina Filosofia da Religião da Faculdade de Filosofia São Bento (São Paulo).
Miguel de Unamuno y Jugo nasceu no país Basco (Espanha) em 1864. Em 1880 ingressou na Universidade de Madri onde se doutorou em 1884 em filosofia e letras. Em 1890 obteve a cátedra de língua e literatura gregas da Universidade de Salamanca, da qual foi nomeado reitor em 1901.
Unamuno foi filósofo, escritor, romancista, ensaísta, poeta, autor teatral e crítico literário e hoje é considerado um dos pensadores espanhóis mais importantes e destacados e o principal representante do existencialismo filosófico e literário espanhol.
Pertenceu à geração de 98 e foi. Seus ensaios compreendem: Ao redor do casticismo (1895), Vida de Dom Quixote e Sancho (1905), Do sentimento trágico da vida (1913) e A agonia do cristianismo (1925). Seus romances incluem: Paz na Guerra (1897), Névoa (1914), A tia Tula e São Manuel Bueno, mártir (1933). Entre suas obras poéticas destaca-se O Cristo de Velázquez (1920) e o poema “Mi Salamanca”
Morreu em Salamanca em 31 de dezembro de 1936.
“O mais trágico problema da filosofia é o de conciliar as necessidades intelectuais com as necessidades afetivas e volitivas. Pois aí fracassa toda filosofia que pretende desfazer a eterna e trágica contradição, base da nossa existência”(Unmauno)
"A filosofia é uma reação ao mistério da realidade, concretamente ao da vida humana e seu destino"(Unamuno)
Um abraço e boa leitura
Jorge Luis Gutiérrez
|