Colaboradores  |  Todas as edições  |  Links   |    Sobre |    Home




                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                 




Edição Nº 81 - Abril de 2017
"A MORAL EM ARISTÓTELES: o amor por "τὸ kαλόν" como condição para que possamos nos tornar plenamente bons"

Este número da Revista Pandora Brasil publica a pesquisa de Leonardo Guedes Ferreira, aluno formado do Curso de Filosofia da Universidade Mackenzie. Esta pesquisa foi realizada por Leonardo primeiramente como bolsista PIBIC e posteriormente como Trabalho de conclusão de Curso (TCC). A pesquisa tem como foco principal a moral em Aristóteles, focando-se no conceito de "τὸ kαλόν" (aquilo que é moralmente bom) na Ética a Nicômaco.
Leia mais..



Edição Nº 80 - Março de 2017
“Desafios da contemporaneidade para a docência em administração de empresas”

A universidade é um serviço de educação que se efetiva pela docência, investigação e extensão: suas funções se apresentam como apoio científico e técnico ao desenvolvimento cultural, social e econômico das sociedades; como criação, desenvolvimento, produção e crítica da ciência, da técnica e da cultura; e como preparação para o exercício de atividades profissionais que exijam a aplicação de conhecimentos e métodos científicos e a criação artística, prestando assim relevantes serviços à sociedade.
Evidenciamos a complexidade da função do professor da educação superior no âmbito institucional que mescla elementos de sua atuação que se dão tanto através do ensino, da pesquisa e da extensão, que devem levar em conta uma abordagem que relacione três elementos, quais sejam: desenvolvimento pessoal; desenvolvimento profissional; e desenvolvimento organizacional, ao se analisar e propor a produção da instituição, pelo trabalho conjunto de professores e futuros professores. Leia mais..



Edição Nº 79 - Fevereiro de 2017
"Tempo, Movimento e o intangível - Poemas de quem tem vento na alma e voa - Juliana Veroneze Léo"

A Revista Pandora Brasil publica na edição Nº 79 os poemas de Juliana Veroneze Léo, aluna do Curso de Filsofia da Universidade Mackenzie, reunidos sob o título “Tempo, Movimento e o intangível - Poemas de quem tem vento na alma e voa".
Poesia sensível, profunda, feminina e matizada com gotas de filosofia pingando por todas partes. Que fala do amor, das distancias, dos infinitos e, principalmente, da vida em suas múltiplas facetas. Juliana começa definindo o que é viver: “Viver... é ser tirada para dançar e simplesmente dizer sim!”. Leia mais..



Edição Nº 78 - Janeiro de 2017
"O poder da paixão na filosofia moderna e contemporânea"

O tema do presente volume da Revista Pandora é o poder da paixão, no contexto da filosofia moderna e contemporânea. Os textos são provenientes de duas fontes: a. alguns foram produzidos por alunos de filosofia, no contexto do curso de Extensão: “Oficina de leitura e produção de textos filosóficos”, realizado pelo NEIL (Núcleo de Estudos sobre o Imaginário e a Linguagem). O objetivo principal da oficina foi acompanhar todos os momentos da elaboração de um texto acadêmico, através do desenvolvimento e/ou aperfeiçoamento da prática da leitura e escrita, a partir deste gênero literário específico, que é o gênero filosófico. b. outros foram elaborados no contexto de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e, no contexto da Oficina, foram redimensionados, para atender algumas especificidades. Leia mais..



Edição Nº 77 - Dezembro de 2016
"Carta a um filósofo"

Neste número da Revista Pandora propus a alguns alunos que escreveram uma carta (fictícia) para um filósofo ou filósofa. Assim “Carta para um filósofo” é o tema da Revista Pandora Nº 77. Recebemos 12 cartas para filósofos que abarcam o amplo espectro temporal da filosofia: do mundo antigo até nossos dias, de autores que também são uma amostra dos diferentes estilos de escrever e de fazer filosofia. O resultado é surpreendente. Leia mais..



Edição Nº 76 - Novembro de 2016
"Temas de filosofia: Aristófanes e Agostinho"

"Nesta edição apresentamos duas monografias, elaboradas por alunos do Curso de Filosofia da Universidade Mackenzie.
A primeira é de Marco Antônio de Matos, que tem por título “A crítica através do riso nas comédias de Aristófanes”; e a segunda é da dupla Claudiney Rodrigues Correa e Helena Cristina De Souza Coelho Rodrigues Correa que tem por título “O conceito de amor em Santo Agostinho à luz do pensamento de Hannah Arendt” Leia mais..



Edição Nº 75 - Outubro de 2016
"Aprender fazendo: potencializando as habilidades docentes no curso de filosofia"

"O maior objetivo de tal produção, antes de tudo, residiu em potencializar as habilidades dos licenciandos: de elaboração, de planejamento, de criatividade, de pesquisa e de escrita, apontando para outros horizontes, como, por exemplo, o de produzir um material didático do curso que poderia ser compartilhado por todos da classe. Pensamos, de maneira singela, em contribuirmos para o ensino de Filosofia, pois como afirma Silvio Gallo: “o que importa é o processo, vale mais viver o acontecimento do que efetivamente aquilo que se adquire com essa passagem”. " Leia mais..



Edição Nº 74 - Setembro de 2016
“FANTASIA FANTÁSTICA E FILOSOFIA”

“Nas masmorras mais profundas dos desfiladeiros da perdição, nos bosques imortais protegidos pelas dríades filhas da natureza, nos campos de batalha onde legiões de centauros enfrentam-se destemidamente em busca de sangue e glória, nas terras sombrias dos mortos-vivos ou até mesmo no esconderijo dos lobisomens: por detrás de todos esses múltiplos lugares distintos e personagens mágicas subjaz um elemento comum que lhes confere sua unidade – a fantasia fantástica..." Leia mais..



Edição Nº 73 - Abril de 2016
“INFINITO”

“O homem não é nada em si mesmo. Não passa de uma probabilidade infinita. Mas ele é o responsável infinito dessa probabilidade.” (Albert Camus)
Este número da Revista Pandora tem por tema o “INFINITO”. Os autores são alunos do Curso de História da Filosofia Antiga, do qual eu sou o professor, e do Grupo de Estudos sobre Aristóteles, que eu coordeno. Artigos, poemas, contos, imagens compõem o conteúdo desta edição.
O infinito é um tema que tem fascinado a cientistas, poetas, artistas, teólogos, filósofos etc., da antiguidade até nosso dias. Assim, nossa revista se insere nessa longa e extraordinária caminhada da humanidade frente a sua finidude e sua sede de infinidade Leia mais..



Edição Nº 72 - Março de 2016
“O ensino de literatura através da reinvenção do texto literário”

Considerando que a literatura abrange um rico campo de conhecimento, por meio da linguagem estética, prazerosa, criativa, inovadora e crítica, observamos a ampliação da visão de mundo do leitor, na interação com o texto literário, que não tem um sentido pré-determinado, pois ele é, antes, um campo de infinitas possibilidades. Nesta perspectiva, o docente ao abordar o ensino de literatura, em nível fundamental, médio ou superior, levando em conta as experiências cotidianas do educando, busca aproximar o aprendiz do mundo real e também imaginário. E, nesta relação, o aluno torna-se coautor nas diversas interpretações, na medida em que vivencia a história da literatura como parte integrante de seu contexto sócio-histórico, político e cultural. Assim, a literatura quando utilizada como um viés de reflexão crítico e discursivo pelos sujeitos, sem dúvida, aciona a inventividade de cada um porque valoriza a subjetividade do indivíduo, a partir da sua capacidade de análise argumentativa. Leia mais..



Edição Nº 71 - Fevereiro de 2016
“Sobre a vida boa e a vida bela: a arte como modo de relação do homem como o mundo”

Este número 71 da Revista Pandora Brasil reúne textos acadêmicos cujo núcleo central é o ramo da filosofia dedicado à reflexão estética que inclui a discussão sobre o belo, a arte, a educação estética e assuntos correlatos. A vida só pode ser apresentada em ações vivas, tal como a imitação na tragédia, pois a vida é o tema de diversas áreas do conhecimento. No entanto, somente a arte é capaz de captá-la em sua inteireza e transmiti-la de modo artístico é o desafio da arte. A estética, enquanto área de conhecimento ligada à filosofia pretende articular esta relação através do discurso sobre o belo. Leia mais..



Edição Nº 70 - Janeiro de 2016
“Identidade e Docência na Educação Superior”

Este número da Revista Pandora reúne artigos de professores e alunos do Curso de Pós Graduação Lato Sensu Docência na Educação Superior da Universidade Presbiteriana Mackenzie. É o resultado dos estudos desenvolvidos no componente curricular IDENTIDADE DO PROFESSOR, APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DA DOCÊNCIA, de 2013 a 2015, que apresenta questões e percepções dos autores relativas à identidade profissional do professor na educação superior: desafios e aprendizagem da docência. Aborda ainda sobre a necessidade de significativa atenção à formação profissional, inicial e continuada, do docente na universidade. Leia mais..



Edição Nº 69 - Dezembro de 2015
“Cronos e Kairos: os matizes do tempo”

O tema da Revista Pandora Nº 69 é “Cronos e Kairos: os matizes do tempo”. Duas das mais conhecidas palavras para se referir ao tempo na Grécia Antiga.
Para o filósofo grego Evanghélos Moutsopoulos Kairos, o tempo, designa, um modo de ser. Sua apreensão supõe as categorias estéticas de homotemporalidade (simultaneidade) e a de heterotemporalidade (antes, depois), mas também as categorias dinâmicas do ainda-não e do nunca-mais. Por isso para Moutsopoulos, fazer projetos implica na intencionalidade, na existência de um instante privilegiado, do tempo axiológíco e surracionalmente considerado: Kairós. Leia mais..



Edição Nº 68 - Novembro de 2015
“Os impactos do Pibid na Universidade: uma experiência de criação de material didático pedagógico na disciplina Oficina de Práticas Pedagógicas I. V.2

O Curso de Filosofia do Mackenzie apresenta por ocasião desta edição da Revista Pandora Brasil, um pouco do cotidiano daquilo que realizamos em nossas salas de aula, além da pesquisa científica, da leitura sistemática dos grandes pensadores, do rigor acadêmico promovido pelos professores, há também um espaço considerado para a idealização e confecção de material didático-pedagógico.
Este número pretende ampliar a amostragem das produções realizadas pelos alunos nas denominadas Oficinas de Práticas Pedagógicas, durante o segundo semestre de 2014 e o primeiro de 2015, ministrada pela competente Professora Angela Zamora. O primeiro volume foi lançado em agosto do corrente, n. 66. Leia mais..



Edição Nº 67 - Outubro de 2015
“Amor, Memoria e Arte”

Esta edição da Revista Pandora Brasil contém artigos sobre a temática "Amor, memoria e arte, desenvolvidos pela turma da disciplina "História da Filosofia Medieval" do Curso de Filosofia da Universidade Mackenzie.
Neste número o tema do amor está representado através de artigos sobre Sartre, Pedro Abelardo e "Giovanna e os poemas sumérios"; o tema da memória está representado através de uma resenha da obra "Sombras de Ventania" de autoria de Amanda Alcântara; o tema da arte está desenvolvido pelos textos de André da Paz, sobre fotografia (em Platão, Kant e Hegel), e de Juan Mendonça, sobre literatura a partir do universo de Warcraft.
Também para este número foram invitadas as artistas gráficas Rose e Victoria, que nos apresentam seus trabalhos sobre pintura e fotografia. O motivo do convite é que a obra destas artistas tem relação com a fundamentação filosófica desenvolvida na revista. Leia mais..



Edição Nº 66 - Agosto de 2015
“Os impactos do Pibid na Universidade: uma experiência de criação de material didático pedagógico na disciplina Oficina de Práticas Pedagógicas I”

O Curso de Filosofia do Mackenzie apresenta por ocasião desta edição da Revista Pandora Brasil, um pouco do cotidiano daquilo que realizamos em nossas salas de aula, além da pesquisa científica, da leitura sistemática dos grandes pensadores, do rigor acadêmico promovido pelos professores, há também um espaço considerado para a idealização e confecção de material didático-pedagógico.
Neste número, compartilhamos algumas das produções realizadas pelos alunos nas denominadas Oficinas de Práticas Pedagógicas, durante o segundo semestre de 2014 e o primeiro de 2015, ministrada pela competente Professora Angela Zamora. E não para por aqui, estão previstos, além deste, mais alguns números. Leia mais..



Edição Nº 65 - Junho de 2015
“Missêlaneas”

Temos chamado este número da Revista Pandora Brasil de Miscelâneas, porque é uma compilação de vários textos, que não tem uma temática em comum. São textos variados, que se referem a coisas diferentes.
Porém o fato de ser uma Miscelânea, não reduz a importância dos textos que publicamos. Muito pelo contrário, nos parece a união de diversos textos diferentes produziu um belo resultado. Uma agradável coleção... Variedade que no conjunto ficou harmônica... Leia mais..



Edição Nº 64 - Março de 2015
“Ética e Filosofia Política no Ensino Médio”

A Filosofia pode contribuir de alguma forma com o debate que está sendo travado e que não pode ser considerado novo? Mais especificamente, a Filosofia dentro das escolas de Educação Básica tem algo a dizer sobre essa sociedade em que vivemos? Convidamos o leitor a pensar conosco essas questões e mais algumas outras. Dar voz ao nosso jovem, assim como fazia Platão e Rousseau, se configura como necessário. Pensando nisso, organizamos a presente edição da Revista Pandora Brasil em torno do tema “Ética e Filosofia Política no Ensino Médio”. Leia mais..



Edição Nº 63 - Fevereiro de 2015
“Filosofia, Tempo e Memória”

O número 63 da Revista Pandora Brasil tem por tema Filosofia, Tempo e Memória e traz artigos escritos por alguns de meus alunos da disciplina História da Filosofia Medieval do Curso de Filosofia da Universidade Mackenzie. As relações entre a filosofia, o tempo e a memória são clássicos na história da filosofia, por isso é uma grande alegria poder lançar este número com os trabalhos destes escritores e futuros filósofos. Para a Revista Pandora Brasil é motivo de grande alegria poder publicar estes textos. Leia mais..



Edição Nº 62 - Janeiro de 2015
“PITÁGORAS E OS CAMINHOS DA ALMA" Anna Padoa Casoretti

No apagar das luzes do período arcaico grego, um homem peculiar estabelece-se no Sul da Itália onde inicia uma escola cujas doutrinas seriam seguidas por uma cadeia contínua de discípulos, até alguns séculos após a extinção da mesma. Este texto focaliza o legado de Pitágoras e a unidade conceitual sustentada pela escola pitagórica, mirando as questões concernentes à trajetória da alma humana dentro da ordenação universal postulada pelo organismo pitagórico. Leia mais..



Edição Nº 61 - Abril de 2014
“Arte em Terapia”

Arte em terapia, aqui, designa a análise da utilização das expressões artísticas, tais como desenho, pintura, escultura, colagem, dramatização, narração de histórias nos processos terapêuticos. Neste universo situa-se a Arteterapia, cujo objetivo não é criar artistas, mas sim conduzir o sujeito a expressar seu mundo onírico de fantasias, desejos, vontades, repressões, emoções, sentimentos e angústias, através da arte. Pois é por meio da criatividade que desvendamos os segredos submersos, trazendo-os para a consciência e, a partir de então, o arteterapeuta mergulha junto com o cliente na busca do autoconhecimento. Leia mais...



Edição Nº 60 - Janeiro de 2014
“Políticas: teorias e práticas”

Dada a complexidade da política como produção humana – sempre plural! –, bem como a necessidade de sempre – e de novo! – discutir-se o assunto, este número da Revista Pandora Brasil acolheu artigos que tratam de teorias e práticas políticas, do passado e do presente, no Brasil e fora dele.
Textos que foram escritos por um grupo pequeno e diversificado de autores, em diferentes fases de sua formação acadêmica e vida profissional. Em comum, o interesse pela política como caminho para a construção da, assim chamada, "vida boa". Leia mais...



Edição Especial Nº 8 - Novembro de 2013
"Aprendizagem Significativa na Educação Física e o Meio Social"

A Revista Pandora traz nessa edição, artigos relacionados à educação, meio ambiente e qualidade de vida. Atualmente nos deparamos com diversos problemas ambientais causados pela ação predatória do homem ao longo dos séculos. Esse quadro só será modificado, quando os indivíduos estiverem cônscios, de seus direitos e deveres enquanto cidadãos no que diz respeito à preservação do meio ambiente. Leia mais...



Edição Nº 59 - Outubro de 2013
“Filosofia Patrística e Medieval”

Qual é a relação entre Sócrates e Moisés? O primeiro representa a lógica que fundamenta qualquer reflexão filosófica do ocidente, até mesmo a mais moderna da época presente; e o segundo, a base do discurso bíblico judaico-cristão. Defender a atualidade de uma filosofia patrística e medieval significa levar em consideração as relações entre fé e razão, pois se essas buscam a verdade, elas precisam ter um discurso articulado e congruente, sem contradições entre si. Leia mais...



Edição Nº 58 - Setembro de 2013
“Análise de Discurso de linha francesa”

Este número da Revista Pandora pretende reunir artigos de estudantes de graduação e pós-graduação cuja base teórica gire em torno das questões da Análise de Discurso de linha francesa, com base principalmente, nos trabalhos de Pêcheux. Desse modo, pretende-se reunir artigos que, utilizando as ideias da AD francesa, tragam análises de diversas materialidades significantes, a fim de problematizá-las à luz dos estudos discursivos. Leia mais...



Edição Nº 57 - Agosto de 2013
“Filosofia e produção científica: As mil faces do logos”

O tema do presente volume da revista Pandora Brasil é dedicado à arte da escrita acadêmica. Não qualquer escrita acadêmica, mas a escrita acadêmica na área de filosofia. A ideia de publicar um volume dedicado à produção textual de alguns estudantes de Filosofia ganhou forma quando da realização de uma Oficina de leitura e produção de textos filosóficos, junto aos alunos do curso de Filosofia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Leia mais...



Edição Nº 56 - Julho de 2013
"A questão é perguntar...? Textos poéticos de Daniel Nunes e Luciana Bollina"

O que se quer falar? É a pergunta que se faz ao artista sobre a obra por ele feita. Porém, a arte transpassa e vai além do que alguém se propõe a dizer, além do que está dito: há dois atores, o que escreve o texto e outro, que o lê em perspectiva diferente. Infinitos sentidos... Pode-se considerar que o artista - seja ele ator, bailarino, cantor, escritor... - tem ideias e objetivos muito claros quanto à sua arte, mas, diante do magnífico de como a arte reverbera na mente do público interlocutor, às vezes, o objetivo do artista passa a ser insignificante perto da grandeza das múltiplas possibilidades de leituras, de compreensão, de interpretação de uma ação artística. Leia mais...






Edição Nº 54 - Maio de 2013
"A Amizade 2"

Pois não há vida, no sentido pleno da palavra, sem verdadeiros amigos, sem ter com quem contar e confiar, por isso, a escolha dessa temática: tão perto – faz parte do cotidiano; tão longe – cada vez mais negligenciada, enquanto valor e enquanto princípio em tempos líquidos. Leia mais...



Edição Nº 53 - Abril de 2013
"Gibran Khalil Gibran
جبران خليل جبران"

No ano 2013 se comemoram os 130 anos do nascimento de Gibran Khalil Gibran (جبران خليل جبران). Por este motivo a Revista Pandora Brasil dedica este número à este grande escritor árabe libanês, publicando textos de José Ferreira Lopes, especialista na vida e obra de Gibran. Leia mais...



Edição Nº 52 - Março de 2013
"Português brasileiro: algumas histórias"

A edição 52 da Revista Pandora reúne nove artigos com temáticas voltadas para a formação sócio-histórica do português brasileiro, ressaltando tanto aspectos similares como aqueles diferenciais em relação ao português europeu. Esses textos focalizam os principais fatores associados à história externa e à descrição da língua portuguesa falada no Brasil, bem como à sua histórica interna, em diferentes níveis da língua (especificamente, nos níveis fonológico, morfológico, sintático e semântico). Leia mais...



Edição Nº 51 - Fevereiro de 2013
"Os Mistérios de Teresa"

Este número da Revista Pandora Brasil tratará sobre a poesia mística de Santa Teresa de Ávila.
Apresentaremos traduções de alguns de seus poemas e alguns artigos que ajudarão a compreender a vida e obra desta santa apaixonada. Leia mais...



Edição Nº 50 - Janeiro de 2013
"O eterno e o sublime"

Para Voltaire a sublime é uma beleza nobre, elevada, a beleza da grandeza, não é aquilo a que se chama espírito, mas sim o sublime e o simples que fazem a verdadeira beleza. O sublime é a elevação. O sublime é aquilo que pode produzir a mais forte emoção que o espírito é capaz de sentir (Burke).
Para Kant o belo é caracterizado por seu caráter finito, o sublime pela idéia do infinito. É a beleza da grandeza.
A antiguidade conheceu duas importantes obras sobre a estética. A poética de Aristóteles (Περὶ Ποιητικῆς) e o tratado Sobre o Sublime (Περὶ Ὕψους, “Das alturas”) de autoria do Pseudo-Longino.
Nesta última obra o sublime é definido como o que induz aos sentimentos e às reflexões mais altas sobre uma obra. O sublime é para ele o eco da grandeza do espírito, é a impressão durável, o afeito inefável, as paixões inspiradas. Leia mais...



Edição Nº 49 - Dezembro de 2012
"Aprendizagem e desenvolvimento profissional na docência universitária"

Este número da Revista Pandora reúne artigos de professores e alunos (da Turma A do 2º semestre de 2012) do Curso de Pós Graduação Lato Sensu Docência na Educação Superior da Universidade Presbiteriana Mackenzie. É o resultado dos estudos desenvolvidos na disciplina Aprendizagem e Desenvolvimento Profissional na Docência, que apresenta questões e percepções dos autores relativas à docência universitária: desafios, complexidade, compromissos, aprendizagens. Trata ainda do desenvolvimento profissional na docência universitária, com significativa atenção à formação e atuação do professor do ensino superior que precisam ser reconhecidas e legitimadas. Leia mais...



Edição Nº 48 - Novembro de 2012
"Poetas Poesia 3"

A Revista Pandora Brasil publica mais uma vez um número de poesias. Novamente temos reunido um grupo de poetas que tem em comum a paixão por esta arte, embora tenham estilos diferentes, temática dife- rente e formas diferentes de escrever poesia. Pensamos que isto enriquece a arte poética. Leia mais...



Edição Nº 47 - Outubro de 2012
"O ethos nos estudos discursivos da ciência da linguagem"

Este número da Revista Pandora trata de questões relativas à noção de ethos e seus desdobramentos nas correntes discursivas dos estudos da linguagem. Reúne, portanto, artigos diversos que tem como fio condutor as reflexões sobre o ethos compreenddio, de maneira geral, como a imagem discursiva dos enunciadores no discurso, cujas reflexões podem ser encontradas no campo da Retórica, da Pragmática e da Análise de Discurso de Linha Francesa. Leia mais...



Edição Nº 46 - Setembro de 2012
"Filosofia da Natureza" - Artigos de Pedro Henrique Ciucci da Silva

Os estudos de Filosofia da Natureza no Brasil não têm um devido aprofundamento. Filósofos como Giordano Bruno não são valorizados nas academias, sendo assim, temos raras traduções e que por vezes não são encon- tradas em língua portuguesa. No Brasil os estudos de Filosofia da Natureza foram ofuscados pelo interesse dos textos clássicos de política, até mesmo autores que escreveram tratados sobre Filosofia da Natureza, como Platão, em seu livro Timeu, que trata da organização do Mundo é deixado de lado, pois só se estudam textos assim chamados clássicos. Leia mais...




Edição Nº 45 - Agosto de 2012
"Georges Bataille - Cinquentenário de sua morte"

Antonin Artaud definia a arte como sendo “o hoje ainda hoje amanhã”. Cinquenta anos após sua morte, Georges Bataille é ainda hoje uma grande incógnita. No Brasil, sua obra pouco a pouco vem sendo estudada principalmente nos círculos universitários-filosóficos. Nas prateleiras das grandes livrarias encontra-se apenas – e não menos importante – uma tradução brasileira ainda disponível na editora: História do olho, com apresentação e tradução excelentes de Eliane Robert Moraes. Acredito que tal livro faça parte de quase toda iniciação em Bataille, tanto no Brasil como, ao que pude constatar, na França. Leia mais...






Edição Nº 44 - Julho de 2012
"Narrativas infantis e memória"

Considerando que a narrativa é inerente à cultura e que, através dela, podemos conhecer e desvendar os mistérios que envolvem o ser humano, ela se torna indispensável ao desenvolvimento cognitivo e linguístico na criança. Por meio da linguagem simbólica da história constatamos a relação entre o real e o imaginário – lugar onde se realiza o jogo, a brincadeira, origem de todas as atividades socioculturais; e o passaporte para entrar nessa área é a capacidade de poder brincar e imaginar, alcançando um mundo de sonhos, de criação e de prazer...
Leia mais...




Edição Nº 43 - Junho de 2012
“Filosofia Judaica”

A Filosofia Judaica, assim como a Islâmica, foi, desde sempre, pouquíssimo estudada no Brasil e só recentemente estas áreas têm atraído maior interesse da comunidade acadêmica. Ofuscada pelo pensamento cristão dominante, a produção medieval desenvolvida pelos autores das duas outras religiões monoteístas foi desconsiderada em nossas universidades, ainda que fosse fundamental para a compreensão da própria Escolástica cristã. Vale ressaltar que a área específica de Filosofia Medieval Judaica no Brasil, até o momento, existe somente na UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo)...
Leia mais...




Edição Nº 42 - Maio de 2012
“Fundamentos filosóficos em Paul Ricoeur para os mais variados textos”

Nessa edição, os estudiosos encontrarão vários artigos que, de alguma forma, mostrarão a riqueza e a pertinência filosófica de Paul Ricoeur para o mundo da Linguagem nos mais variados textos, encontrarão ferramentas que os auxiliarão na análise crítica de textos contemporâneos.
Paul Ricoeur deixou a sua contribuição, tornou-se um gigante da filosofia da linguagem e nós, apenas, fazemos um convite à leitora e ao leitor para subirem em seus ombros, a fim de olharem com mais nitidez o horizonte que se abriu no mundo da linguagem, um horizonte que transformou todos os elementos que configuram um texto...
Leia mais...




Edição Nº 41 - Abril de 2012
"Educação comparada: mitos e metas"

A comparação entre os sistemas de ensino dos vários países do mundo ganhou extraordinária ressignificação, a partir da última década do século passado, em razão do alto desenvolvimento tecnológico apoiado nos computadores e sofisticados programas de informática. O mundo tornou-se, assim, realmente tangível, próximo e visível a um simples clique de uma tecla ou a um toque em uma tela pequena, atraente, leve e portátil.
O acesso instantâneo às informações permite observar como os atos e fatos sociopolíticos, econômicos e culturais têm alterado profundamente a geografia do planeta o que representa um verdadeiro desafio aos educadores.
Leia mais...




Edição Nº 40 - Março de 2012
"O que é isto - a filosofia?"

A edição de número 40 da revista Pandora Brasil publicará alguns dos artigos, apresentados, em forma de Comunicação, na I Semana Acadêmica de Filosofia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). O tema do evento foi o seguinte: “O que é isto – a filosofia?”.
A presente edição da revista, ao assumir a temática da I Semana Acadêmica de Filosofia, visa contribuir com a divulgação científica, através de alguns dos textos apresentados, contribuindo, assim, com a formação de jovens leitores/escritores que ousaram decodificar e tornar pública e acessível as suas reflexões acadêmico-filosóficas.
Leia mais...








©Todos os direitos reservados



REVISTA PANDORA BRASIL Revista de humanidades e de criatividade filosófica e literária ISSN 2175-3318