Colaboladores|Links|home


codigos

Sobre a Revista Pandora Brasil

A revista Pandora Brasil nasceu no contexto das aulas de “Metodologia do ensino de filosofia” do curso de filosofia da Universidade Mackenzie. Era o segundo semestre de 2007.

Como a maioria dos alunos já lecionava em alguma escola, muitos como estagiários, sempre aparecia em nossas aulas “a aula concreta” que cada aluno dava no seu dia-a-dia. Quase sempre oposta, no entender dos alunos, a uma certa teoria dos livros. Assim, um dia desafiei os alunos a escrever sobre como seria “a aulas de meus sonhos”.

O resultado dessa experiência resultou no primeiro número da Revista. Pois, uma vez que os textos estavam prontos, houve um consenso que devíamos procurar o modo de publicar a nossa “aventura” literária.

Sugeri aos alunos fazer uma Revista. Todos estiveram de acordo. Os nomes destes primeiros escritores de Pandora Brasil podem ser encontrados no Nº 1, ("Autores de Pandora Brasil Nº 1"). O nome Pandora foi sugerido por duas alunas (a Camila e a Vanessa).

No semestre seguinte (primeiro de 2008) propus aos alunos escrever sobre “Ah! se eu fosse”. Resultando no segundo número de Pandora.... E assim seguiram os outros números...

Quando estava sendo elaborado o Nº 6 da Revista, o Aroldo Charles, aluno do Curso de Filosofia (Mackenzie), se ofereceu para criar um novo “layout” para a Revista. Oferta que foi aceita. Assim, a Pandora ficou com um “novo rosto”.

Em 2010 a Revista Pandora Brasil foi inscrita como projeto de extensão do Curso de Filosofia do Centro de Ciências e Humanidades da Universidade Mackenzie

Pandora Brasil é isso, uma revista para divulgar criações literárias e textos acadêmicos de professores e alunos.

E se você tiver uma idéia para um número de Pandora Brasil... fale com a gente...

Um abraço a todos e boa leitura.


Prof. Dr. Jorge Luis Gutiérrez
Editor Revista Pandora Brasil

jorgelrg@uol.com.br

currículo

Colaboladores|Links|Sobre|home