Apresentação
A Revista Pandora traz nesta edição, a partir de uma construção conjunta entre os professores Heinrich Fonteles, eu (Profª Doralice Inocêncio) e os alunos do Curso de Pedagogia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, um enfoque às questões que permeiam as inter-relações em Educação, Mídia e Cultura.
Aborda por meio dos estudos realizados pelos alunos, quando se pautam tanto nas contribuições de pesquisadores quanto na legislação brasileira e nas práticas implementadas em contextos escolares e não-escolares, a maneira como a mídia está (inter)penetrando nos espaços educacionais e modificando as práticas existentes – presenciais e a distância.
Na tentativa de quebrar resistências em relação à cultura impregnada de valores que recusam a utilização de recursos midiáticos nos espaços educacionais, alguns estudos foram selecionados para se constituírem no pano de fundo para uma nova discussão – foco de alguns artigos dos alunos. Outros ainda tecem considerações acerca da legislação brasileira que, não privilegiando ou enfatizando o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC’s, no espaço escolar, acaba por deixar sob responsabilidade exclusiva da escola, a inclusão (ou não) em seus programas e projetos. Contempla-se também a maneira como as instituições escolares e não escolares têm se aproveitado das TIC’s nos espaços educacionais retratando um pouco a realidade que ora vem se instalando, paulatinamente, nestes espaços.
Assim, acreditamos que a presente edição permite compreender, embora de maneira recortada, como as reflexões, implementações e recomendações legais sobre os recursos midiáticos vem ocorrendo na realidade brasileira.
Esperamos que as análises e contextos aqui abordados possam servir de subsídios para uma nova visão sobre esta tríade!
Boa leitura!
Profª Doralice Inocêncio
Coordenadora de Pandora Brasil Nº 9
|