Colaboladores |
Capas | Links | Sobre | home
Revista Pandora Brasil
Nº 83 - Junho 2017
ISSN 2175-3318
"Letras em Foco"
Apresentação
Após ter lecionado, alguns anos, a disciplina de Língua e Literatura Latina, ao entrar, em um primeiro dia de aula, em uma sala de 1o. semestre, eu faço a seguinte pergunta: será que ainda há lugar para o ensino da Língua Latina nos Cursos de Letras? O Latim é uma língua transformada, e por que não dizer metamorfoseada, através das linhas e das páginas tanto do tempo quanto do espaço, mas permanece vivo por meio das línguas românicas e por meio das obras primas dos autores latinos, como Cícero, Tito Lívio, Virgílio, Horácio, Ovídio, que registram uma Expressão Identitária de textos clássicos, reveladores de um renascer tanto de sua civilização quanto das civilizações anteriores à latina. Da tradição ao contemporâneo.
Prof.ª Dra. Elaine Cristina Prado dos Santos
No início do 1º semestre de 2017, tive a oportunidade de trabalhar com a disciplina Oficina de Prática como componente curricular, módulos I, II e II, no curso de Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Uma disciplina nova para mim, no curso. O desejo de dar voz ao grupo, que muito próximo da conclusão do curso, revelou maturidade para assumi-la, indicava que a publicação de um número da Revista Pandora era realmente possível.
Ao longo das semanas trabalhamos muito! Trocamos versões variadas dos textos, partindo de simples rascunhos, que foram tomando forma, a medida em que aprofundando reflexões e organizando ideias, cada capítulo tomava contornos reveladores da potência de cada um dos autores.
O resultado desse esforço é uma coletânea de excelentes textos, que revelam interesses, tendências, preocupações desse grupo de profissionais da área da educação, que ultrapassam a aula de língua; portuguesa ou não.
Assim, é com júbilo e orgulho que apresento esse número da Revista Pandora, que coincide com o aniversário de 10 anos da publicação. Creio que a qualidade dos textos faz jus ao selo que recebe, e que marca a história da revista.
Um abraço e uma boa leitura!
Prof.ª Dra. Adriana Camejo da Silva Aroma
CEFT - Universidade Mackenzie
Contato:
adriana.aroma@mackenzie.br
Prefácio
Em uma postura reveladora, por meio da disciplina Oficina de Prática do Componente Curricular da Área de Linguagens, a Profª. Drª. Adriana Camejo da Silva Aroma organizou, com os alunos da 8a. etapa do Curso de Letras, dezoito textos que articulam questões relacionadas ao ensino de Língua Portuguesa e de Literatura na Educação Básica, registrando a preocupação e o interesse dos alunos com outros temas. Os textos foram construídos, ao longo do primeiro semestre de 2017, e se entrelaçam por meio do interesse dos discentes de acordo com as características textuais: a importância da ficção na educação básica, a importância do cinema na sala de aula, o uso de HQ no ensino de Língua Portuguesa, o ensino simultâneo de gramática e literatura, educomunicação, a discussão de gêneros em sala de aula, a importância da relação família e escola, desenvolvimento da autonomia no processo, educação sexual na escola, PIBID - a formação docente e o cotidiano escolar, Cecília Meirelles e a educação no Brasil, o impacto da invasão norte-americana, para pensar no ensino de literatura no Brasil, leitura em voz alta em sala de aula, o papel da escola e das tecnologias no incentivo à leitura, o tratamento de aspectos gramaticais, trajetória escolar, jogos vorazes, um dispositivo.
Em uma polifonia discursiva, os textos se dialogam e se fazem, articulando em reflexões a partir de pesquisas desenvolvidas pelos alunos de Letras com propostas e objetivos que poderão ser utilizados como referências por outros discentes em suas consultas.
Termino com um trecho das Odes de Horácio, relembrando meu inesquecível prof. Peterlini, que sempre pediu "deixar sempre acesa chama, não deixar que jamais ela se apagasse"
Sapias, uina liques et spatio breui
spem longam reseces. Dum loquimur, fugerit inuida
aetas: carpe diem, quam minimum credula postero.
(Horácio, Odes, I, 11)
(Sê sábia, coa o vinho, recorta uma longa esperança por
um breve espaço de tempo. Enquanto falamos, o tempo
terá fugido: aproveita o dia, o menos possível confiante no de amanhã)
Um abraço e uma boa leitura!
Coordenadora do Curso de Letras - Mackenzie
Contato:
elainecristina.santos@mackenzie.br