Ao tratarmos de Educação, não podemos prescindir do sentido político, que este campo comporta, pois atende ao direito humano de prover às pessoas o acesso a bens culturais e usufruto da cidadania.
A partir do campo de estudos da Educação Comparada, discutiu-se a dinâmica educacional de sistemas educativos latino-americanos, considerando a complexidade deste contexto.
O termo Comparação, embora seja um procedimento usual societário “[...] parte da estrutura do pensamento do homem e da organização da cultura.” (KRAWCZYK; VIEIRA: 2003); o que nos ajuda na compreensão da dinâmica educacional.
O campo de estudos de Educação Comparada, quando pautado no equilíbrio entre aspectos generalizantes do processo globalizador em marcha e nas especificidades históricas, geográficas, culturais do país analisado resulta na articulação de múltiplas dimensões em um momento e em um espaço.
Reconhecer então, que não existe só a universalidade na comparação, nem mesmo esta como um fim em si mesmo, é ponto central para aceitarmos esse campo como um procedimento que nos possibilita a compreensão entre os níveis global, nacionais e locais.
O trabalho que estamos desenvolvendo na disciplina de Educação Comparada, ministrada aos 6º semestres do curso de Pedagogia - Universidade Presbiteriana Mackenzie, busca reunir informações de sistemas de educativos latino-americanos, para compreensão e desvelamento de intencionalidades das políticas educacionais desencadeados a partir do final do século XX, que tem como marco a Conferência Mundial de Educação para Todos realizada em Jomtien / Tailândia em 1990.
Dar sentido à qualidade educacional é o que desejamos desde a formação inicial dos profissionais da educação à construção de um projeto social de educação pelos sistemas de ensino.
Esperamos que apreciem a leitura ...
Profª Drª Soraia Chafic El Kfouri Salerno
Coordenadora de Pandora Brasil Nº 11
|