Colaboladores | Capas | Links | Sobre | home

Revista Pandora Brasil - Nº 64
Março de 2015
ISSN 2175-3318

“Ética e Filosofia Política no Ensino Médio”

Apresentação

Na distante realidade de mais de cinco mil anos atrás, uma civilização única passou a fazer uso da palavra para comunicar aquilo que sentia, que pensava, que fazia, que acreditava, que vivia... Eram os sumérios. Estas pessoas, avós de toda a cultura que conhecemos, tinham uma forma muito peculiar de comunicação escrita: eles escreviam em tabuletas de argila. Não a escrita que conhecemos, mas uma escrita que utilizava caracteres cuneiformes.
Os sumérios tinham grande preocupação com a moralidade e o reto comportamento. E usavam suas escritas para passar isso para toda a comunidade.
O que os sumérios têm em relação aos gregos? Muitas coisas, certamente, mas o que chama a atenção é a problemática da moralidade e a forma com que se organizavam. Aristóteles, por exemplo, se preocupava demasiadamente com a justa medida, a virtude, que conduziria o homem à felicidade. Essa virtude deveria se fazer presente na política, onde inclusive o escravo jamais poderia ser maltratado pelo seu dono.
E essa questão da moralidade se fez presente em todas as civilizações (com exceção, talvez, da Babilônia) e foi pensada por quase todos (para não dizer todos) os filósofos ao longo da rica História da Filosofia. Inclusive é um assunto que é frequentemente discutido na sociedade brasileira atual, onde valores e atitudes estão sendo questionados.
Nesse sentido, a Filosofia pode contribuir de alguma forma com o debate que está sendo travado e que não pode ser considerado novo? Mais especificamente, a Filosofia dentro das escolas de Educação Básica tem algo a dizer sobre essa sociedade em que vivemos?
Convidamos o leitor a pensar conosco essas questões e mais algumas outras. Dar voz ao nosso jovem, assim como fazia Platão e Rousseau, se configura como necessário. Pensando nisso, organizamos a presente edição da Revista Pandora Brasil em torno do tema “Ética e Filosofia Política no Ensino Médio”. O primeiro texto irá trazer uma reflexão sobre o ensino de Filosofia e suas possibilidades de desenvolvimento. O segundo texto tem como objetivo mostrar o percurso que a Filosofia teve para se tornar significativa (e, por que não, política?) em uma escola pública de Ensino Médio, a Escola Estadual Doutor Alberto Cardoso de Mello Neto. Por fim, foram compilados alguns textos que discutem essa temática e que foram produzidos por alunos dessa mesma escola. Artigos que, vale ressaltar, trazem consigo uma qualidade e profundidade que muitas vezes não é encontrada na Educação Superior.
Esperamos que você, leitor, se delicie com os artigos escritos aqui. Esperamos também que, de alguma forma, contribuam com a melhoria da prática docente dos professores de Filosofia e, mais importante, que leve à sociedade brasileira a discussão não-dogmática de vários temas que são presentes na vida e no cotidiano de todos nós. Boa leitura.

Boa leitura!

Prof. Ms. Rodrigo Barboza dos Santos
Professor de Ensino Médio
Escola Estadual Doutor Alberto Cardoso de Mello Neto
Coordenador do Nº 64 da Revista Pandora Brasil
rodrigo.filosofia@hotmail.com





©Todos direitos reservados.








      Clique nas miniaturas