Colaboladores | Capas | Links | Sobre | home

Revista Pandora Brasil
Edição Especial Nº 7
Junho de 2011
ISSN 2175-3318

"Poetas Poesia"

Apresentação
A Revista Pandora Brasil apresenta nesta edição criações poéticas de autoria de três professores da Universidade Mackenzie: Jorge Luis Gutiérrez e Ângela Zamora Cilento do Curso de Filosofia do Centro de Ciências e Humanidade; Luiz Camilo Lafalce do Centro de Comunicação e Letras; E Bruno Ribeiro de Lima, ex-aluno do curso de Letras do Mackenzie e atualmente mestrando Erasmus Mundus em Culturas Literárias Européias nas universidades de Estrasburgo (França) e Alma Mater Università di Bologna (Itália).

Quatro estilos diferentes e concepções diferentes do que é poesias. Quatro poetas unidos pelo oficio comum que é a poética. Imaginação, sonhos, criatividade, imagens e palavras.

“Não é ofício do poeta narrar o que aconteceu; é, sim, o de representar o que poderia acontecer, quer dizer: o que é possível segundo a verossimilhança e a necessidade. Com efeito, não diferem o historiador e o poeta por escreverem verso ou prosa (pois que bem poderiam ser postos em versos as obras de Heródoto, e nem por isso deixariam de ser história, se fossem em verso o que eram em prosa) - diferem, sim, em que diz um as coisas que sucederam, e outro as que poderiam suceder. Por isso a poesia é algo de mais filosófico e mais sério do que a história, pois refere aquela principalmente o universal, e esta o particular. Por “referir-se ao universal” entendo eu atribuir a um indivíduo de determinada natureza pensamentos e ações que, por liame de necessidade e verossimilhança, convêm a tal natureza; e ao universal, assim entendido, visa a poesia, ainda que dê nomes aos seus personagens; particular, pelo contrário, é o que fez Alcebíades ou o que lhe aconteceu". (Aristóteles)



Boa leitura!


Os textos estão em arquivos formato PDF.



©Todos direitos reservados.






      Clique nas miniaturas