Colaboladores |
Capas | Links | Sobre | home
Revista Pandora Brasil
Nº 80 - Março 2017
ISSN 2175-3318
“Desafios da contemporaneidade para a docência em administração de empresas”
Apresentação
Profª Drª Mary Rosane Ceroni
Este número da Revista Pandora Brasil, coordenado pelo Prof. Dr. Denis Forte - Professor Pesquisador em Finanças Estratégicas do PPGA em Administração de
Empresas da Universidade Mackenzie (Pós-graduação stricto sensu, mestrado e doutorado) -, é o resultado dos estudos desenvolvidos na disciplina Ensino em Administração de Empresa, que apresenta questões e percepções dos autores relativas à docência universitária na contem- poraneidade: desafios, complexidade, compromissos, ensino, aprendizagens. Reúne artigos de professores e alunos do Curso de Pós-Graduação do Programa Stricto Sensu do Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSA da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Entendemos que as investigações sobre a formação inicial e continuada de docentes e as características de suas práticas pedagógicas são ferramentas institucionais que colaboram significativamente para o apoio aos mesmos no ensino superior. Esse apoio, compreendido como um fazer profissional específico, requer deste o desenvolvimento de competências entendidas como saberes, procedimentos e atitudes para atuação eficiente, eficaz e efetiva na docência universitária.
A universidade é um serviço de educação que se efetiva pela docência, investigação e extensão: suas funções se apresentam como apoio científico e técnico ao desenvolvimento cultural, social e econômico das sociedades; como criação, desenvolvimento, produção e crítica da ciência, da técnica e da cultura; e como preparação para o exercício de atividades profissionais que exijam a aplicação de conhecimentos e métodos científicos e a criação artística, prestando assim relevantes serviços à sociedade.
Evidenciamos a complexidade da função do professor da educação superior no âmbito institucional que mescla elementos de sua atuação que se dão tanto através do ensino, da pesquisa e da extensão, que devem levar em conta uma abordagem que relacione três elementos, quais sejam: desenvolvimento pessoal; desenvolvimento profissional; e desenvolvimento organizacional, ao se analisar e propor a produção da instituição, pelo trabalho conjunto de professores e futuros professores.
Registramos ainda, o desenvolvimento profissional na docência universitária, com significativa atenção à formação inicial e atuação do administrador de empresas que precisam ser reconhecidas em sua peculiaridade.
Um abraço e uma boa leitura!
Centro de Educação, Filosofia e Teologia – CEFT – Mackenzie
Grupo de Pesquisa Educação, Gestão e Sociedade
Contato:
mary.ceroni@mackenzie.br