Colaboladores | Capas | Links | Sobre | home

Revista Pandora Brasil
Nº 71 - Fevereiro de 2016 - ISSN 2175-3318

“Sobre a vida boa e a vida bela: a arte como modo de relação do homem como o mundo”

Apresentação

Este número 71 da Revista Pandora Brasil reúne textos acadêmicos cujo núcleo central é o ramo da filosofia dedicado à reflexão estética que inclui a discussão sobre o belo, a arte, a educação estética e assuntos correlatos. A vida só pode ser apresentada em ações vivas, tal como a imitação na tragédia, pois a vida é o tema de diversas áreas do conhecimento. No entanto, somente a arte é capaz de captá-la em sua inteireza e transmiti-la de modo artístico é o desafio da arte. A estética, enquanto área de conhecimento ligada à filosofia pretende articular esta relação através do discurso sobre o belo.
A partir da temática orientadora, Sobre a vida bela: a arte como modo de relação do homem como o mundo, o presente volume pretende apresentar uma série de textos que estabeleçam o nexo entre a vida e a arte. Afinal, não foi Nietzsche o autor da famosa frase “Temos a arte para não sucumbirmos junto à verdade”? Não foi Ferreira Gullar que afirmou que “A arte existe porque a vida não basta”? Ambos, o filósofo e o poeta se complementam. O nexo entre arte e vida é indissociável. A melhor forma de falar da vida é através da arte.
Bela é a forma de encarar a vida, quer nos seus aspectos claros ou obscuros. A arte é uma ponte entre a vida e o mundo: mundo da vida, vida da arte, arte de viver, arte de encarar a própria morte. Desde o solo grego de onde surgiu os ditirambos até a sua afirmação como arte superior à religião, na tragédia, estamos envolto neste nexo indissociável entre arte e vida.

Boa leitura a todos!

Charles Ribeiro, Aluno do V Semestre do curso de Filosofia,
Jasson Martins, Professor do curso de Filosofia,
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Coordenadores da Edição nº 71
jassonfilos@gmail.com




©Todos direitos reservados.








      Clique nas miniaturas