Colaboladores | Capas | Links | Sobre | home

Revista Pandora Brasil
Nº 60 Janeiro de 2014
ISSN 2175-3318
“Políticas: teorias e práticas”

Apresentação

Dada a complexidade da política como produção humana – sempre plural! –, bem como a necessidade de sempre – e de novo! – discutir-se o assunto, este número da Revista Pandora Brasil acolheu artigos que tratam de teorias e práticas políticas, do passado e do presente, no Brasil e fora dele.
Textos que foram escritos por um grupo pequeno e diversificado de autores, em diferentes fases de sua formação acadêmica e vida profissional. Em comum, o interesse pela política como caminho para a construção da, assim chamada, "vida boa".
Os dois primeiros artigos tratam de política e cultura brasileira. No primeiro, o dr. Glauco Barsalini defende a importância da "configuração de uma política de reconhecimento da existência do patrimônio imaterial no Brasil". No segundo, o estudante de Ciências Sociais, Fabio Augusto Martins, retoma, de forma própria, a relevante discussão em torno do pensamento de Gilberto Freyre, inovador e polêmico em suas ideias acerca do Brasil e de seu ambiente político.
Na sequência, Marina Pupo de Andrade Fraga, graduada em Ciências Sociais, traz à memória a luta d'O Pasquim durante a ditadura militar no Brasil e sua influência na resistência ao regime de exceção; e Tiago Putti, também formado em Ciências Sociais, apresenta suas ideias acerca da influência do marketing político na decisão dos eleitores quanto ao voto.
No campo das políticas públicas em educação, a doutoranda Patrícia Regina Infanger Campos trata da necessidade urgente de que as leis que garantem a inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais entrem, de fato, em vigência em todo o território nacional; e Juliana Polidoro da Silva, pedagoga e professora da rede pública municipal de Valinhos-SP, relata sua experiência docente numa sala de alfabetização, com o objetivo de despertar nos alunos o gosto pela leitura e escrita.
Na última seção deste número, o estudante de Filosofia, Francy José Ferreira Vilela, em forma de comunicação impressa, retoma elementos importantes da teoria política clássica, segundo o pensamento de John Locke (1632-1704); e o dr. Breno Martins Campos direciona a atenção para a Inglaterra dos séculos XVI e XVII para oferecer uma interpretação de como questões religiosas podem interferir em decisões políticas.

Boa leitura!

Breno Martins Campos
Contato: trieb.campos@ig.com.br
Patrícia Regina Infanger Campos
Contato: patriciainfanger@gmail.com




©Todos direitos reservados.








      Clique nas miniaturas