Colaboladores | Capas | Links | Sobre | home

Revista Pandora Brasil
Nº 43 Junho de 2012
ISSN 2175-3318

"Filosofia Judaica"

Apresentação

A Filosofia Judaica, assim como a Islâmica, foi, desde sempre, pouquíssimo estudada no Brasil e só recentemente estas áreas têm atraído maior interesse da comunidade acadêmica. Ofuscada pelo pensamento cristão dominante, a produção medieval desenvolvida pelos autores das duas outras religiões monoteístas foi desconsiderada em nossas universidades, ainda que fosse fundamental para a compreensão da própria Escolástica cristã. Vale ressaltar que a área específica de Filosofia Medieval Judaica no Brasil, até o momento, existe somente na UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo).
Considera-se que a Filosofia Judaica propriamente dita surge com Filon de Alexandria, um judeu helenizado, considerado no âmbito do médio-platonismo, e o primeiro a tentar uma compatibilização entre a filosofia grega e as Escrituras. Seu pensamento foi mais aproveitado pelos cristãos do que absorvido na própria comunidade judaica. Após séculos com pouca expressão propriamente filosófica, o pensamento judaico ressurge com força no Medievo sob o domínio Islâmico. Aproveitando os esforços de tradução empreendidos pelos muçulmanos e o acesso ao idioma árabe culto garantido pelos governantes, a comunidade judaica volta a pensar a filosofia de modo sistemático e, a partir deste contato, despontam importantes pensadores, como Ibn Gabirol (Avicebron) e Maimônides. Estes autores irão influenciar em muito o pensamento da Escolástica Cristã, influência esta que pode ser atestada especialmente pelas referências a estes autores na obra de Tomás de Aquino.
Aproveitando a oportunidade oferecida pelo prof. Jorge Luiz Gutierrez, este número da revista congrega artigos que são frutos dos trabalhos dos alunos de Iniciação Científica e outras orientações na área de Filosofia Judaica, desenvolvidas no âmbito do NUR – Núcleo de Pesquisas em Filosofia Islâmica e Judaica da UNIFESP/CNPq (http://www.sites.google.com/site/nurunifesp). Esta coletânea de artigos, versando sobre os principais expoentes do período, pretende fornecer uma introdução ao pensamento dos filósofos judeus do Medievo aos estudantes de Filosofia e aos interessados em geral.

Boa leitura!

Profa. Drª. Cecilia Cintra Cavaleiro de Macedo
Coordenadora da Edição nº 43
Contato: cavaleirodmacedo@uol.com.br



©Todos direitos reservados.






      Clique nas miniaturas