Colaboladores | Capas | Links | Sobre | home

Revista Pandora Brasil
Nº 41 Abril de 2012
ISSN 2175-3318

"Educação comparada: mitos e metas"

Apresentação

"Cada tierra es una sociedad: un mundo y una visión del mundo y del trasmundo. Cada historia es una geografía y cada geografía una geometría de símbolos(...)" (Octavio Paz, In: El laberinto de La soledad).

"O mito é o nada que é tudo. O mesmo sol que abre os céus / É um mito brilhante e mudo (...). As nações todas são mistérios. Cada uma é todo o mundo a sós. (...) (Fernando Pessoa, In: Mensagem).

"Vivemos em tempo de nivelações: nivelam-se as fortunas, nivela-se a cultura entre as diferentes classes sociais, nivelam-se os sexos. Pois bem: também se nivelam os continentes". (Ortega y Gasset In: A rebelião das massas)

"Compreendemos mal o mundo e depois dizemos que ele nos decepciona." (Rabindranath Tagore, autor de Meditações)

A comparação entre os sistemas de ensino dos vários países do mundo ganhou extraordinária ressignificação, a partir da última década do século passado, em razão do alto desenvolvimento tecnológico apoiado nos computadores e sofisticados programas de informática. O mundo tornou-se, assim, realmente tangível, próximo e visível a um simples clique de uma tecla ou a um toque em uma tela pequena, atraente, leve e portátil.
O acesso instantâneo às informações permite observar como os atos e fatos sociopolíticos, econômicos e culturais têm alterado profundamente a geografia do planeta o que representa um verdadeiro desafio aos educadores.
Neste contexto e no âmbito dos estudos de Educação Comparada, integrante do currículo do Curso de Pedagogia do Centro e Ciências e Humanidades da Universidade Presbiteriana Mackenzie, o professor responsável pela referida disciplina e os dedicados alunos e alunas, formandos e licenciandos em pedagogia no final do primeiro semestre de 2012, decidiram elaborar uma série de artigos sobre questões relativas à educação e à cultura de vários países de todos os continentes. O título desta edição - “Educação Comparada: mitos e metas” - evidencia os objetivos propostos quais sejam: investigar, comparar dados educacionais e culturais, verificando semelhanças e diferenças entre os países e, também, estabelecer as analogias possíveis, verificando, basicamente, as relações de semelhança entre os fenômenos observados que permitam, por via de consequência, um novo olhar sobre a educação brasileira.
As epígrafes acima retratam alguns pensamentos do ensaísta mexicano Octavio Paz, do poeta português Fernando Pessoa, do filósofo espanhol José Ortega y Gasset e do romancista indiano Rabindranath Tagore. Estes célebres autores, cuja produção literária alcançou o auge em pleno século XX, nos indicam a complexidade das sociedades humanas. Metas e mitos a serem decifrados. Comparações e analogias a serem detectadas.
Questões geopolíticas em plena ebulição num verdadeiro desafio à inteligência de governantes e governados. Nesta perspectiva, ao longo desta edição, e em artigos próprios, buscar-se-ão revelar os sonhos e as realidades que permeiam as políticas educacionais e as diversidades culturais nas relações étnico-raciais de alguns países das Américas (Central, do Norte e do Sul), da África, da Ásia, da Europa e da Oceania.
Contar-se-á, ainda, nesta jornada, com a participação de ilustres convidados que possuem grande experiência neste campo de pesquisa.

Sejam bem-vindos e boa leitura!

Prof. Dr. Luiz Fernando Pinto Bahia
Coordenador do Nº 41 Revista Pandora Brasil
Contato: lfpbahia@uol.com.br; lfpbahia@mackenzie.br

Revista Pandora Brasil Nº 41 - Abril de 2012
"Educação comparada: mitos e metas"



©Todos direitos reservados.






      Clique nas miniaturas