Mapa - Como Chegar



Ampliar mapa

Cartaz do Evento


Cartaz

XV Semana de Filosofia - Mackenzie

6 a 10 de outubro de 2014

"Filosofia e Literatura"

 

Apresentação

«Si tu veux être philosophe, écris des romans.»
«Un roman n'est jamais qu'une philosophie mise en images.»

«Se você quiser ser um filósofo, escreva romances.»
«Um romance não é mais que uma filosofia colocada em imagens.»

(Albert Camus)

O curso de Filosofia da Universidade Mackenzie realiza neste ano 2014 sua XV Semana de Filosofia tendo por tema “Filosofia e Literatura”. Duas atividades do fazer humano que caminham juntas desde os primórdios da cultura ocidental: desde Homero, a filosofia se entrelaça com a literatura, abre questões e amplia horizontes por meio das narrativas dos seus expoentes.

Ademais, mesmo que a antiga premissa – de que nem todo literato é um filósofo e nem que todo filósofo é um literato – seja verdadeira, o fato é que muitos pensadores têm se valido das formas literárias para fazer filosofia produzindo poemas, mitos, romances, crônicas e outros.

Ora, se a filosofia se ocupa com o conhecimento das coisas divinas e humanas, das origens e as causas de todos os fatos (Cícero), e é uma reação ao mistério da realidade, especificamente o da vida humana e seu destino (Unamuno), filosofia e literatura estão indissociavelmente unidas, visto que ambas “dão o que pensar” (Deleuze), permitem o vislumbre “daquilo que se sabe e do aquilo que se pode saber” (Zambrano). Tendo sempre em conta a afirmação de Platão de que filósofos são aqueles capazes de atingir o que sempre existe de maneira imutável; e a declaração de Albert Camus que um grande escritor sempre traz consigo seu mundo e sua prédica.

Se a literatura é a arte da palavra escrita ou falada, ou seja, é antes o resultado de uma associação de fatores: o dom congênito, a inspiração, e sobretudo uma habilidade – a do saber-fazer, consegue produzir no leitor um efeito estético. Mas também, por ser arte, permite uma recriação dos fenômenos, do Mundo, do Cosmos, do tempo que se sobrepõem ao contexto histórico em que foram escritas, levando os homens à reflexão. Nas palavras de Afrânio Coutinho: “é a realidade recriada através do espírito do artista e retransmitida através da língua para as formas, que são os gêneros, e com os quais ela toma corpo e nova realidade. Passa, então, a viver outra vida, autônoma, independente do autor e da experiência de realidade de onde proveio".

E é exatamente por isso que a literatura compartilha uma fronteira comum com a filosofia. Que não é fixa, nem imóvel, mas dinâmica e ativa. Como a linha, a fronteira, que separa a água do mar da areia da praia. Nossa proposta incide em fomentar estas relações, sem que nos restrinjamos a um período específico, a um autor determinado ou uma temática predefinida. Certos de que filosofia e literatura são uma via de mão dupla, os trabalhos a serem apresentados tanto podem tratar sobre textos literários com conteúdo filosófico, como também textos filosóficos com uma clara tendência literária. A avaliação das propostas será realizada pela comissão científica por meio dos resumos, conforme designado no edital. Sem mais, convidamos a todos os interessados a conhecerem a programação e a enviarem seus trabalhos.





Realização e Organização:

Curso de Filosofia - Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)




Apoio:

capes Mackenzie   Mackenzie Revista Pandora Brasil                                         
Revista Pandora Brasil

 

                   © XV Semana de Filosofia - Mackenzie - 2014 - "Filosofia e Literatura" | Webmaster: Jorge Luis Gutiérrez

|