Colaboladores|Links|Sobre|home




Índice  « Anterior  Próximo »





SE EU FOSSE: A FILOSOFIA

Georgina Corral

Num grande esplendor de entusiasmo,vejo-me “A Filosofia”!
No encantamento investigo,arte,imagens,sonhos,animais,semelhanças, instrumentos,música,mentira,sinceridade,homem,conhecimento, sistematização e aprendizagem e numa indagação apresento:

qualidade- Como é ?
quantidade- Quanto é ?
relação- Relaciona-se ?
tempo- Quando
lugar- Onde ?
ação- O que faz ?
paixão- Que sofre ?
hábito- Como está ?
posição- qual é a sua posição ?


Isso com toda problematização de um texto reunindo sucessivamente conceitos,investigação,diálogos,metodologia,ciência,soluções,talvez,

teorias,idéias,dialética,análise,refutação,raciocínio errônico e lógico,

fatos e tradição.Conteúdos onde consiste induzir e deduzir,proposições mudando termos e colocando-se o sujeito no lugar do predicado e o predicado no lugar do sujeito,permanecendo e inalterado.

Contudo ainda dizem que sou amiga da sabedoria no sentido estrito um tipo de especulação que se originou e atingiu o apogeu entre os antigos gregos, e que,e que teve continuidade com os povos culturalmente dominados por eles.Grosso modo,os povos ocidentais;ainda escuto piadinhas atualmente que nada impede que em qualquer parte do mundo se possa fazer especulação “à moda grega”,isto é Filosofia.Pois eu como à própria filosofia ainda ouso umas perguntas,por aí: “O que é filosofia” ?...

Percebo sempre o silêncio,de no mínimo seis em dez e sempre dão respostas pela tangente,e as respostas,das outras quatro vão ser tão desencontradas que só mesmo outro filósofo para entender que silêncio de uns é as respostas dos outros,são todas de margens possíveis à questão propostas.

Bom!...os filósofos não iram mesmo entrar num acordo,deixemos de lado o problema da definição;o importante,será dar mais propriedade na metafísica de Aristóteles,onde este está justamente em busca de uma sabedoria que seja a maior, a mais importante,a primeira sabedoria.

Só sei de uma coisa,entre Tales e Platão,a distância é de apenas dois séculos,é aí a rapidez com que fui e atingi uma plena maturidade no que diz ao fenômeno filosófico grego;e com muito espanto,admiração e perplexidade,dá origem ao pensar filosófico.

Puxa!..também sei que todo orador é aquele que sabe persuadir qualquer um de qualquer coisa,está é a técnica puramente formada de persuação e isso com a retórica todo filósofo faz de melhor;pois a retórica sofística já dizia: “O homem é a medida de todas as coisas”.

Minha peculiaridade é questão que as questão que levo referem a natureza do conhecimento humano de uma maneira,por assim dizer,diretamente relacionada com a distribuição dos assuntos filosóficos.Meu pensamento é discutir filosofia é utilizá-la em questões a respeito da coerência,nossa!.. eu sou à própria coerência das argumentações e buscas.

Tenho sempre que manter a relevância,pois o pensamento é uma arte,como todo ensino filosófico é uma arte de compreensão.

Discutir mundo sensível ou inteligível,ter conhecimento de ato e potência é sempre uma associação com princípios e doutrinas filosóficas,assim como para Tales de Mileto à substância era a água;para Anaxímenes o ar;para Heráclito,o fogo;para Anaximandro,o indeterminado.Parmênides,por sua vez nega toda espécie de não ser,do que se concluía não poder haver mudanças no “ser”...

Então sou tudo isso e mais um pouco,tenho aqui,apresentado apenas um princípio de tudo,mas sou o que se diz a “Filosofia”



Índice  « Anterior  Próximo »
Colaboladores|Links|Sobre|home