Colaboladores|links|Sobre|home




Índice « Anterior  Próximo »


COMO SERIA UMA AULA IDEAL

Jéssica Fernandes de Miranda

Uma pergunta simples para uma resposta tão complexa, como seria uma aula ideal ou dos sonhos?, bem, primeiramente eu teria que localizar onde situará esta aula e para quem esta será destinada. Vamos começar.

Em uma escola localizada na periferia de São Paulo, lá estaria a aula dos sonhos, um lugar onde a merenda é boa para os alunos, e que nesta escola estivesse disponível materiais de multimídia para acesso aos alunos.

Devido a disponibilidade deste material de multimídia, tais como: computadores nas mesas, acesso a Internet, data show e entres outros materiais, o interesse dos alunos pela matéria seria maior, no qual a grande maioria da sala poderia participar efetivamente das aulas, estas que seriam expostas em forma de debates, e a partir deste principio, transformado-se em consciência e uma nova forma de troca de informações, assim estes alunos poderiam socializar-se dentro da sociedade que os marginalizam, por raça e classe, de maneira mais rápida e informatizada, tendo contato outras perspectivas que não fossem a de seu cotidiano.

Para uma aula perfeita, também será necessário uma estrutura de escola perfeita, esta que deverá auxiliar o aluno com ajuda de psicopedagogos, uma enfermaria, acesso para deficientes físicos em toda a estrutura do prédio escolar, salas com professores especializados para estes deficientes tais como deficientes auditivos e visuais, e materiais de multimídia adaptados para estes.

Outro fato que não poderia ser dispensado para esta aula ser ideal seria a relevância de montar atividades em que promova a interação entre deficientes visuais, auditivos e físicos aos alunos não deficientes, estes que deverão tomar consciência das diferenças existentes entre as pessoas e como superá-las de uma forma sadia e inteligente, assim capacitando e formando um caráter ético-social destes alunos para que venham a ser verdadeiros cidadãos.



Índice « Anterior  Próximo »

Colaboladores|links|Sobre|home