Índice « Anterior Próximo »
O PROFESSOR PRECISA SER UM MAGO?
Mara de Mello Correia Mathias
Creio que a aula dos sonhos de todo o educador se realiza quando, como num passe de mágica, a maioria dos seus alunos se envolve e participa do tema proposto para aula.
Como se você, como professor, conseguisse mostrar de alguma forma para seus alunos que é possível com a participação da maioria, incluindo o professor criar algo, desenvolver conhecimento, aprender e apreender conceitos e coisas novas.
Imaginando que meu tema principal, como educador, para a aula de filosofia fosse a Ética, eu trabalharia o tema da amizade. E a partir dela proporia para os meus alunos uma série de questões do tipo:
O que é ser amigo?
Você tem amigos?
O que é importante numa amizade?
Etc...
Por ser essa aula, a dos meus sonhos, imaginarei que a maioria dos alunos, através de uma discussão em conjunto, participaria e portanto seria possível formar um elenco mínimo de temas importantes e que poderiam ser trabalhados do ponto de vista filosófico.
Temas como, a lealdade, a amizade, o respeito, a ação em relação ao outro, enfim procuraríamos abordar e discutir conceitos ligados a Ética, de forma a relacioná-la com o agir entre amigos.
Procuraria, então, fazer meus alunos refletirem sobre suas próprias ações e escolhas que cada um realiza no seu dia-a-dia, buscando analisar as conseqüências dessa ação.
No entanto, o nosso querer é de encantar nossos alunos para que o desejo à busca de conhecimento jamais morra. E por isso mesmo a pergunta continua:
É PRECISO SER MAGO, PARA SER PROFESSOR?
Índice « Anterior Próximo »
Colaboladores|link|Sobre|home |