Autores em ordem alfabética
Ana Aparecida Teixeira da Cruz
(HISTÓRIAS DE LOUCOS NA COMÉDIA EL MÁRMOL DE FELISARDO DE LOPE DE VEGA)
Mestre em Letras (Programa de Pós-Graduação em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e
Hispano-Americana) pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São
Paulo e doutoranda em Letras pela mesma instituição. Pertence ao grupo de pesquisa (CNPQ) intitulado
“Cervantes: poética, retórica e formas discursivas na Espanha dos séculos XVI e XVII”, liderado pela
professora doutora Maria Augusta da Costa Vieira.
Bruno Ribeiro de Lima
(MAETERLINCK: O TEATRO DA LINGUAGEM)
Paulista de Caieiras, 25 anos, graduado em Letras-Tradução pela Universidade Mackenzie é mestre em Culturas Literárias Europeias (programa europeu Erasmus Mundus pelas Université de Strasbourg (França) e Alma Mater Università di Bologna (Itália). Tem poemas publicados na revista Pandora edição especial n°7 “poetas e poesia”, e atualmente organiza o livro de poesia Viagem tal esquecimento.
Cidália Dinis
(FRANCISCO DE VASCONCELOS COUTINHO: A MAGIA DO TEATRO BARROCO)
É portuguesa, de Vila Real. Licenciada em LLM/ Estudos Portugueses – Ramo Educacional (FLUP, 2003). Mestre em Literaturas Românicas – Literatura Portuguesa e Brasileira (FLUP, 2007), com a tese Obras Burlescas de Tomé Tavares – Estudo e Edição Crítica, publicada pela editora alemã Martin Meidenbauer (2008). Atualmente é doutoranda, bolsista da FCT (Edição Crítica e Estudo da obra de Francisco de Vasconcelos Coutinho).
Denise Toledo Chammas Cassar
(UN DIÁLOGO CON LA OBRA CINCO HORAS CON MARIO:
LO DRAMÁTICO EN LA NOVELA DE DELIBES)
Formada pela USP em Letras - Espanhol. Mestre em Literatura Espanhola. Coordenadora da
área de Espanhol do Colégio Visconde de Porto Seguro.
Elias Louzeiro
(A CONSTRUÇÃO CLÁSSICA EM BRECHT)
Elias Louzeiro é Graduado em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e
pesquisador do teatro épico no Brasil, com destaque para a Companhia do Latão.
Atualmente, desenvolve um projeto de mestrado em que procura observar as
questões referentes à modernidade presentes no teatro épico.
Guilherme Rocha Braga de Araújo
(TABACARIA: UMA LEITURA DRAMÁTICA)
Guilherme Rocha Braga de Araújo é licenciado em Letras pela Universidade
Presbiteriana Mackenzie, onde, no momento, está frequentando o curso de Tradução em
Língua Inglesa. Tem dois livros de poesia prontos e ainda por serem publicados.
Higor Branco Gonçalves
(BUNRAKU: UM PANORAMA HISTÓRICO DO TEATRO DE BONECOS JAPONÊS)
Tradutor nos pares de idiomas inglês-português e francês-português, revisor, professor das línguas
supracitadas e autor do blogue carrolliano The Bloggerwocky, onde escreve não só análises sobre
aspectos literários dos livros Alice no País das Maravilhas e Alice Através do Espelho como também a
respeito de outros assuntos diversos que tenham relação com essas obras. Atualmente, é graduando em
Letras Tradução pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (licenciatura inglês/português e
bacharelado francês/inglês/português)
Jorge Luis Gutiérrez
( A TRAGÉDIA COMO “DRAMA EM VERSOS” NO TRATADO A POÉTICA (Περὶ Ποιητικῆς) DE ARISTÓTELES)
Doutor e Mestre em Lógica e Filosofia da Ciência pela UNICAMP. Atualmente é professor da Universidade Mackenzie e professor da Faculdade de Filosofia de São Bento. Especializou-se em filosofia antiga. Tem pesquisado, em diálogo com a física, temas como o acaso, a imprevisibilidade, a incerteza, a irreversibilidade e a liberdade humana. E em diálogo com a literatura, tem pesquisado as relações entre filosofia e poesia. É autor dos livros: “Fragmentos de Ternura, Filosofia e Desterro”, “Aristóteles em Valladolid” e “Inundada de Luz, poemas de amor e filosofia episódica”. É o editor da revista eletrônica "Pandora Brasil".
Luiz Camilo Lafalce
(BREVE COMENTÁRIO SOBRE O TEATRO DO ABSURDO)
Mestre em Literatura Portuguesa e Doutor em Filologia e Língua Portuguesa pela
Universidade de São Paulo. Dedicou-se em especial à análise e interpretação da poesia
contemporânea portuguesa (Eugênio de Andrade) e brasileira (Dante Milano). É professor de
cursos de Graduação (Letras, Tradução e Jornalismo) do Centro de Comunicação de Letras e do
curso de especialização (Lato Sensu) da UPM. Como poeta, participou da I Mostra de
Interpoesia e Poesia Visual promovida pelo Mackenzie, com a série de poemas cinéticos
"Sendas de Basho". Colaborou, como assessor de edição, dos primeiros números da Revista
Todas as Letras, da UPM.
Teresa de Almeida
(TEATRO DE ARENA)
Professora de língua e literatura francesas na Universidade Presbiteriana Mackenzie. É doutora em
Letras pela Universidade de São Paulo (1990), formou-se pela Escola de Arte Dramática de São Paulo,
colaborou em jornais e revistas, em especial com artigos sobre Lúcio Cardoso, Julien Green e Georges
Bernanos. Autora da peça teatral Fragmentos de um Discurso Amoroso, baseada em Roland Barthes.
Publicou em 2010, pela Edusp, Lúcio Cardoso e Julien Green, Transgressão e Culpa.
Wagner Martins Madeira
(O TEATRO DE REVISTA DE ODUVALDO VIANNA)
Doutor em Letras, Literatura Brasileira, pela USP. Sua tese, orientada por João Roberto Faria,
– “Formas do teatro de comédia: a obra de Oduvaldo Vianna” – foi defendida em 2003. Em
2008, organizou volume do teatro de Oduvaldo para a Editora Martins Fontes, intitulado
Comédias.
Índice