MINI CURRÍCULO DOS AUTORES
Revista Pandora Brasil Nº 17
"LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais"
Abril de 2010
Sumário Revista Pandora Brasil Nº 17
1. Débora Rodrigues Moura
É Mestre em Linguística Aplicada pela PUC de SP. Sua pesquisa teve como foco principal a Língua Portuguesa como segunda língua para Surdos brasileiros. Licenciada em Pedagogia, com habilitação para trabalhar com Educação Infantil e Ensino Fundamental para crianças ouvintes e surdas, atuou como professora de surdos no Ensino Municipal de São Paulo por doze anos. No Ensino superior tem experiência em lecionar as disciplinas LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, Educação de Jovens e Adultos, Psicologia da Educação, Linguística e Educação Inclusiva.
Atualmente leciona somente em Instituições Educacionais de Ensino Superior dentre elas Universidade Presbiteriana Mackenzie, o Centro Universitário UNIFIEO e atua também como orientadora educacional na Fundação de Amparo a Pesquisa e Extensão Universitária - Pólo USP. Convive na Comunidade Surda e domina a Língua Brasileira de Sinais. Realiza trabalhos como educadora e intérprete para Surdos em diferentes áreas. Realiza apresentações em Congressos, Eventos e Universidades como palestrante em temas ligados à Educação Bilíngüe e Educação Inclusiva. Interessa-se por questões de Educação de Surdos, Inclusão linguística e educacional, LIBRAS, Alfabetização e Letramento, Cultura, Identidade e Alteridade.
2. Agnes Luiza Fracasso da Cruz
Nascida em São Paulo, é estudante do curso de Pedagogia da Universidade Presbiteriana Mackenzie e participa de atividades musicais na Universidade de São Paulo. No inicio de sua escolha profissional, preocupada com os problemas de inclusão social, surgiu o interesse de aprofundar-se nas questões voltadas ao tema surdez, afim de que contribuisse verdadeiramente no campo de estudo. Desde então, participa de grupos de pesquisas, estudos práticos e teóricos da língua dos surdos (LIBRAS) e congressos que contemplam o assunto. Atualmente desenvolve projetos de iniciação científica nas áreas de Surdez, aquisição de linguagem e identidade cultural dos surdos.
3. Claudia Regina Vieira
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho (2000) e pós-graduação em Magistério do Ensino Superior pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). É aluna regularmente matriculada do mestrado em Educação da UNIMEP/Piracicaba do Núcleo de Pesquisa Práticas Educativas e Processos de Interação (2009) e do curso de graduação Letras/Libras promovido pela UFSC com pólo na Unicamp/SP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação de Surdos, atuando principalmente nos seguintes temas: Língua de Sinais, Educação de Surdos e Inclusão.
4. Marcela Cristina de Meireles
Formou-se em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em 2006 e é aluna do quarto ano de Filosofia pela mesma universidade. Atualmente é professora de filosofia no ensino médio da rede estadual de São Paulo.
5. Vinicius dos Santos Xavier
É aluno do último ano de Filosofia da Universidade Presbiteriana Mackenzie (2010). Professor de filosofia da rede pública estadual, autor do blog: http://dialogosdosubsolo.blogspot.com, e de poesias e contos em:
http://recantodasletras.uol.com.br/autores/HusaniKamau.
Em âmbito acadêmico, foi bolsista de iniciação científica do PIBIC Mackenzie no período de ago/2007 e jul/2008, com a pesquisa intitulada “A religião como agente de transformação social”, tendo publicado os seguintes textos: “Alienação e controle: a visão unidimensional da religião” In: HUMANIDADES EM DIÁLOGO, VOL. II, N. I, NOV. 2008, pp. 97-104. também disponível em:
http://issuu.com/mteles13/docs/revista_humanidade/97?mode=a_p;
“Estranhamento, unidimensionalidade e dominação: o discurso dos segmentos Neodenominacionais” In: IV Congresso Internacional de Ética e Cidadania: Filosofia e Cristianismo. Universidade Presbiteriana Mackenzie 2008. Disponível em:
www.mackenzie.br/fileadmin/Chancelaria/GT1/Vinicius_dos_Santos_Xavier.pdf; e “A Ambivalência da Religião In: CILENTO, Ângela Z.; INOCÊNCIO, Doralice; MASSON, Terezinha Jocelen (Orgs.). Licenciaturas em debate: ciência, ensino e aprendizagem, VOL. 2. São Paulo: Plêiade, 2009, pp. 17-26.
Atualmente é bolsista de iniciação científica do PIBIC Mackenzie, com a pesquisa intitulada “A categoria trabalho nos Grundrisse de Marx”.
É, também, autor de textos da primeira e segunda edição desta revista, intitulados, respectivamente, “A Confusão dos séculos” e “Eu Kant.
6. Fábio de Sá e Silva
É professor de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) no Senac , Unidade Consolação, e responsável , nesta instituição, pela implementação do curso de LIBRAS, elaboração de materiais, desenvolvimento da Metodologia e treinamento de todos os docentes contratados para esta área em todos os SENACs de São Paulo. Também atua como docente de LIBRAS nas Faculdades Anhanguera, Campus Osasco, nos cursos de Pedagogia e de extensão. Cursou um ano e meio de Pedagogia na Faculdades Rio Branco , porém optou por pelo curso de Letras/LIBRAS da USP, e atualmente está em vias de conclusão. Surdo profundo desde o nascimento, Fábio comunica-se exclusivamente por meio da LIBRAS e da Língua Portuguesa escrita, que aprendeu como segunda língua. Além da experiência de ensino de LIBRAS para ouvintes que desconhecem o idioma e o aprendem como segunda língua, também atuou diretamente com crianças Surdas como professor para estimulação de aquisição de LIBRAS como primeira língua. Interessa-se por questões de Educação de Surdos, Ensino de LIBRAS como segunda língua para ouvintes, Cultura Surda, Identidade Surda.
7. Sueli Ramalho Segala
É especialista em Língua Brasileira de Sinais (Libras), Surda, graduada em Letras (Português-Espanhol) pela Uni Sant’Anna e concluindo Letras-Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina (polo USP). Lato - Sensu de Gestão de Pessoas (RH), Intérprete de Língua de Sinais, Atriz, Consultora, Co-autora da revista Língua de Sinais: a Imagem do Pensamento e Colaboradora do Dicionário de Língua de Sinais da USP, pela Fapesp, do Prof. Fernando Capovilla. Professora atuante nos cursos Universitários de Licenciatura e Bacharelado e nas áreas de Saúde em Libras, Educação à Distancia em Libras e Coordenadora de Inclusão/ LIBRAS, consultora de inclusão econômica.
Sumário Revista Pandora Brasil Nº 17
"LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais"