Colaboladores|Links|Sobre|home




Índice  Próximo »





COM HUMILDADE SE ENSINA, COM HUMILDADE SE APRENDE

Aline Alves De Melo
Camila Osiro Nakama
Juliana Dawel
Juliana Campos
Priscila Kelly Quintino


Poderíamos dizer que a humildade é uma virtude difícil de ensinar e muito além disto, difícil de se aprender. Como transmitir essas idéias com clareza? Principalmente quando pensamos nas crianças que muitas vezes têm um pensamento tão egoísta. Mas, afinal, o que é a humildade? De acordo com Sponville, em seu livro, O Pequeno Tratado das Grandes Virtudes, humildade é uma virtude humildade. Até ela duvida que seja uma virtude; é um estado da alma, pois se alguém imagina sua própria impotência, sua alma entristece. A humildade é um saber antes de ser uma virtude. Segundo Santo Agostinho, onde está a humildade, está a caridade, pois sem a humildade o eu ocupa todo o espaço disponível e enxerga o outro como apenas objeto. Existe a verdadeira humildade: “a consciência e o sentimento de seu pequeno valor moral em comparação com leis maiores.”

Pensando na complexidade que é transmitir um conceito, tão abstrato quanto este, chegamos à seguinte conclusão: Que melhor maneira haveria de ensinar tal virtude do que a própria demonstração? Imaginamos que um professor que consegue ser humilde também consegue ter alunos humildade. Quando um professor, por exemplo, consegue admitir quando ele não sabe a resposta de uma determinada pergunta, ou que ele não é detentor de todo conhecimento, ele está sendo humilde. Isto criará uma relação mais próxima com o seu aluno que, por sua vez, poderá admitir muitas vezes, até para si mesmo, que ele também pode não saber todas as respostas de seu exercício de matemática, por exemplo. Na continuidade deste ciclo poderíamos perceber que a auto-estima deste aluno conseqüentemente se elevaria.

Poderíamos dizer também que a humildade apresenta certa relação com a justiça, já que humildade é a amar a verdade e odiar a mentira.

No exemplo citado anteriormente, caso o professor nunca assumisse as suas dificuldades, ele estaria enganando a si próprio e enganando seus alunos, passando a impressão de ser um alguém que sabe tudo e tem todas as respostas, sendo que isto não condiz com a verdade e deixando enfim, de ser humilde. Não há ninguém no mundo que sabe todas as coisas, a não ser Deus na visão dos religiosos. Ou seja, até hoje nenhum humano apresentou ter o poder da Onisciência, logo, um professor humilde, deve sempre assumir que não é detentor absoluto da verdade, podendo haver até uma troca de saberes entre o professor e o educando.

Por conta disto, a virtude é conhecida como a virtude dos fortes, dos sábios, daqueles que têm coragem de assumir suas falhas e suas dificuldades. Ela nos torna mais humanos, que conseqüentemente, nos torna pessoas mais felizes.


Índice  Próximo »

Colaboladores|Links|Sobre|home