Índice Próximo »
CONSCIÊNCIA AMBIENTAL COMO FORMA DE TRABALHAR A GRATIDÃO
André Azevedo
Bárbara Lazo
Fernanda Bublitz
Fernanda Juscele
É necessário antes de trabalhar a gratidão ter uma real compreensão de seu significado. Podemos definir a gratidão, nos baseando nos estudos de Spinoza como: um dom em troca, não tem nada a dar ao outro além do prazer de ter recebido.
Ser grato é preocupar-se em zelar, por quem te ajudou, porém existe uma gratidão interna e reflexiva, esta se refere ao universo e o reconhecimento prazeroso da existência das coisas.
Com o objetivo de despertar esse zelo, não só pelo outro como pessoa física, mas pelo universo e todos os bens que dele se geraram, abordamos um trabalho na sala de aula através da conscientização da importância de preservar, zelar o meio ambiente, como forma de despertar essa gratidão interna e reflexiva, e para melhor compreensão dos alunos esta também é uma forma de ilustrarmos essa virtude.
Apresentando-a de maneira palpável e aproximada da realidade dos alunos, utilizaremos então a natureza e o meio ambiente.
Através desse contexto iremos fazer uma reflexão com os alunos focando em tudo o que a natureza nos oferece e como dependemos dela para a nossa sobrevivência.
Após essa reflexão buscaremos com os alunos observar a nossa posição em relação à natureza e o meio ambiente, destacando ações negativas e prejudiciais que temos.
É essencial ratificar a situação de que a natureza nos provém todo o necessário para sobrevivermos e mesmo assim não a valorizamos, como se ela fosse durar eternamente. Mostre aos alunos o quanto podemos ser ingratos aquela que nos sustenta.
Conscientizar os educandos, quanto ao fator universo, algo maior, mais poderoso, misericordioso e grandioso, que em algumas culturas é chamado Deus. Agradecer esta ligado a contemplação. Saber contemplar, verdadeiramente, nos dá exatamente o sentido de gratidão que buscamos como objetivo neste trabalho em sala de aula, conseguir ver o que esta por trás do que muitas vezes não enxergamos.Perceber que a natureza é bela, nos provem o necessário e com isso sentirmo-nos gratos por apenas estar vivo.
Ao fazermos esses levantamentos pensaremos em soluções viáveis em nosso dia a dia para conservar o que a natureza nos oferece. A partir disso podemos ensinar sobre reciclagem, a produção de lixo diária que pode ser diminuída, desperdício de água no banho, ao lavar as mãos ou escovar os dentes. Todas soluções práticas que dependem do individuo, e de sua gratidão como a mais prazerosa das virtudes.
Índice Próximo »
Colaboladores|Links|Sobre|home |