Revista Pandora Brasil
Nº 67 - Outubro de 2015
ISSN 2175-3318
“Amor, Memoria e Arte”
O BELO NA ARTE DA FOTOGRAFIA
Victória Basler Epprecht*
A vida é feita de momentos. Os momentos podem ser guardados, mas não podem, sob hipótese alguma, serem alterados. E esta é a mágica da fotografia.
Nós fotógrafos estamos constantemente registrando o que jamais tornará a ser o que foi um dia.
Certo dia, durante uma caminhada, deparei-me com uma flor que chamou minha atenção. Evidente que não pude deixar de registrá-la. No dia seguinte, ao fazer o mesmo caminho, procurei por aquela mesma flor, que tanto me cativou; porém esta já não se encontrava lá. Um simples acontecimento como este fez com que eu percebesse quão único é cada instante que se passa em nossas jornadas.
“A beleza pode ser vista em todas as coisas, ver e compor a beleza é o que separa a simples imagem da fotografia’’ (Matt Hardy).
O lugar onde o fotógrafo se posiciona para fazer seu registro é de extrema importância para a composição resultante. Uma pequena alteração (um passo para o lado, ou um ângulo diferente) afeta não apenas o enquadramento, e sim o todo, desde o equilíbrio, a estrutura, até a iluminação desta composição.
A composição nada mais é do que a maneira de enquadrar os elementos do tema fotografado (escolha de planos, cores e tons, formas, linhas, ângulos). Resumindo: a composição consiste em organizar os elementos da fotografia de acordo com os princípios estéticos de cada fotógrafo. Uma boa imagem depende muito mais destes fatores do que da qualidade da câmera fotográfica em si.
Meu maior objetivo é fazer as pessoas felizes com meu trabalho, mostrar ao mundo meu ponto de vista. Mostrar a todos quão bela é (ou pode ser) a vida.
Meu primeiro contato com fotografia foi aos 15 anos, ao ouvir uma música cuja letra se referia à belíssima história de Robert Capa. A partir deste dia meu interesse pela fotografia impulsionou-me a trilhar um caminho rumo aos aprimoramentos e qualificações acadêmicas e profissionais que estivessem ao meu alcance. Não demorou muito até que eu estivesse atuando como profissional autônoma no ramo. Fiz alguns cursos profissionalizantes, e no momento curso uma graduação tecnológica na Universidade Metodista de Piracicaba. Aos 18 anos, penso em aprimorar cada vez mais meus conhecimentos e já viso outros cursos para o futuro.
* Graduanda do Curso de Tecnologia em Fotografia da Universidade Metodista de Piracicaba.
Contato: v.epprecht@gmail.com.
©Todos direitos reservados.