AS MELHORES POESIAS E LEMBRANÇAS...

Daniel Souza (*)


Ela me vem sempre à memória, me apaixonei já faz um tempo por uma mulher e quem nunca o fez... Não sabe o que é tropeçar nas palavras ao dizer se esta bem, ou ao fazer qualquer tipo preguntar à pessoa amada. Foram diversas as ocasiões em que perdi a noção do tempo só por estar na presença daquela garota: sabe aquela sensação que temos ao olhar para um dia nublado e ver beleza, pois minutos atrás encontramos a pessoa amada que possui um sorriso de fazer brilhar sua alma... E você com seu jeito de ser e com suas brincadeiras a fez mudar o status das redes sociais que tinha uma frase negativa para um trecho de uma música romântica ou pegar uma passagem de suas poesias por que simplesmente falou o que ela queria ouvir naquele momento, e deixar tudo mundo se perguntando o porquê de tal alegria. Ela sempre se superava! Ao olhar para seu rosto, tinha a admiração seguida de uma sensação reconfortante, uma paz e sentimento que dava um frio na barriga. Seus cabelos, seus olhos, seu sorriso, todo aquele conjunto me deixava inspirado e criativo. Estar na presença dela era como contemplar um dia ensolarado. Mas, a vida tem outros planos e outras rotas. Um via diferente para cada um. Mesmo assim, os momentos que passei junto a ela foram eternos e os melhores: as poesias e poemas que escrevi, os dias que deixei de fazer minhas tarefas para não deixa-la sozinha, agrada-la fazendo boa parte dos seus mimos só para vê-la sorrir. Todos aqueles momentos me fizeram rever escolhas e amadurecer.

Parece que você ficou magoado com estes acontecimentos? Não... Sou grato a todos os momentos que tive ao lado dela. Embora o sentimento quisesse uma duração e correspondência em tudo, sou grato por ter conhecido uma pessoa que significa muito hoje e sempre. Poder-me-ia contra como tudo aconteceu? Contar-lhe-ei como as coisas eram, mas serei breve, pois não tenho pouco tempo. Hoje tenho que ir à universidade um pouco mais cedo para falar com um professor sobre um projeto em que os alunos estão sendo convidados para escrever suas narrativas amoras. Parece interessante, quem sabe eu lhe inspiro a retomar algumas lembranças... Bom, vamos lá! Faz muito tempo que não a vejo, porém sempre que me refiro a ela me lembro de um poema: Ela é poesia pura, Seu coração cativa. Enquanto a alma arrepia...

Nós gostávamos das mesmas coisas, desde comidas e músicas até determinados sonhos e aventuras. Conversamos muito sobre os planos para o futuro, um oferecia força ao outro para conseguir atingir seus objetivos. Das garotas que conheci talvez até o momento ela tenha sido a única que atendeu boa parte das minhas expectativas. Demorei muito tempo para aceitar e entender que as vibrações embora fossem similares e gostássemos da companhia um do outro, não seria ali que meu coração encontraria repouso e abrigo...

Enfim... Quem nunca se apaixonou não sabe o que é sentir saudade na partida e aconchego com a chegada da pessoa amada. Acordar e ver que ela te desejou um bom dia e forças para enfrentar a semana e que em uma simplicidade foi conseguindo seu coração dia após dia, deixando-o disposto para fazer o que fosse necessário para ser o motivo das alegrias. Sempre me perguntava o que eu via de tão especial nela, o que me chama tanto a atenção e porque essa minha admiração. Poderia ser seu carisma, sua alegria interior, sua energia, até hoje não sei bem o que aconteceu comigo quando a conheci em uma sexta-feira do mês de março de 2015. A primeira vez que flertei seu olhar percebi algo de diferente... Sua voz... Transbordou minha alma ao escuta-la. Com essa harmonia cantei, dancei e fiz poesia. O meu espírito mais uma vez se manifestou de forma avassaladora. Eu vi sua Alma: por isso disse que sempre te vejo como outros olhos... Os do meu espírito. Se a natureza se expressasse por palavras diria o seguinte: nos seus houve silêncio por conta da sua beleza, os mares se declaram perdidamente de paixão, e as paisagens da primavera se contorceram de inveja quando você nasceu.

Por vezes me perguntei ao fato dela se sentia sozinha, como se o mundo a tivesse deixando de lado, junto às ansiedades e não ligasse muito para seus sonhos e planos. Apesar disso, ela se mantinha forte e confiante. Acreditava que tudo iria dar certo no final e se não obtivesse sucesso, tinha consciência da próxima aurora que viria como recomeço, como uma chance de se reconstruir... Porém, toda essa fibra tinha um ponto fraco: as vezes carente, quer atenção e colo. Sorridente, disfarça suas lágrimas e necessidades. Pede-me companhia! Eu concedo, junto com os seus chocolates preferidos... Éramos amigos!?

Gostaria de falar mais, no entanto tenho que ir andando, já esta quase na hora de ir à universidade. Gostei de ter lhe contado um pouco da minha experiência sobre aquela “menina mulher da pele preta” que me foi tão especial, mas que infelizmente não esta ao meu lado hoje. – Não fique triste, você pode conhecer outra pessoa que lhe corresponda e faça-o feliz... Foi o que ela me disse há um tempo. Também disse que sou uma pessoa especial onde não se encontra em qualquer lugar. Desde o começo já sabia que esse amor não se efetivaria, de que esse sentimento padeceria... Mas quem disse que controlamos o Amor quando bate a porta... Posso não ter sido o grande amor da vida dela, mas cada minuto que passei junto a cada sorriso e cada abraço tiveram um significado especial... Sou grato a tudo.

**************

(*) Daniel Souza é aluno do curso de Filosofia da Universidade Mackenzie.


Revista Pandora

Amores Filosóficos


Example pic

Amor e Filosofía