XIV Semana de Filosofia - Mackenzie - 2013

Apresentação

Há cem anos, em 1913, foi publicado um livro que viria a ser um dos principais escritos do pensamento espanhol: “Do Sentimento Trágico da Vida nos homens e nos povos”, que atravessaria as fronteiras ibéricas e seria uma das obras cruciais para o nascimento do movimento filosófico e literário conhecido como Existencialismo. O seu autor - Miguel de Unamuno (1864 - 1936), catedrático de língua grega e de filologia comparada de latim e espanhol, foi Reitor da Universidade de Salamanca - uma das mais antigas e mais prestigiadas do mundo. Se o "avô" do Existencialismo é o dinamarquês Søren Aabye Kierkegaard (1813 - 1855), o "pai" é, possivelmente, o espanhol Miguel de Unamuno, grande entusiasta e leitor do existencialista cristão.

Assim, o Centro de Educação, Filosofia e Teologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em comemoração ao centenário dessa publicação, realizará entre os dias 7 e 11 de outubro de 2013, em sua XIV Semana da Filosofia o merecido destaque do pensamento espanhol com o tema: "Unamuno e o Existencialismo, em comemoração aos cem anos da publicação da obra O Sentimento Trágico da Vida".

Convidamos a todos a apreciarem a programação e participarem do evento. O evento será realizado no Auditorio João Calvino da Universidade Presbiteriana Mackenzie



Realização:
Centro de Educação, Filosofia e Teologia-CEFT.
Curso de Filosofia Mackenzie.
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião.


Apoio:

         Enbajada de España en Brasi     capes     capes


© XIV Semana de Filosofia